Receita – Moqueca de bacalhau com batata doce ao forno

0
118

Hora de celebrar com a familia ou os amigos de uma maneira bem especial e saborosa. Quem não gosta de um peixinho bem temperado com sabor de Brasil? Então vamos conferir essa receita pra lá de apetitosa!

Moqueca de Bacalhau

De preferência compre o lombo do bacalhau ja desalgado, mas se não, desalgue trocando a água pelo menos 3 vezes sempre mantendo-o dentro da geladeira. Corte o peixe em pequenas porções em rodelas, e sele com azeite bem quente. Reserve.

Ingredientes
1 cebola grande em rodelas
1/2 cebola picada
1/2 pimentão amarelo em rodelas
1/2 pimentão vermelho em rodelas
1 tomate grande em rodelas
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de azeite de dendê ou Palm Oil
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
200 ml de leite de coco
Cheiro verde picado a gosto
Sal e pimenta a gosto

Use a mesma panela que usou para selar o peixe, acrescente azeite de dendê, as cebolas picadas e o alho picado e refogue.

Monte uma “caminha” na panela com os pimentões cortados em rodelas, disponha as postas de bacalhau sobre elas e em seguida coloque o tomate e a cebola que foi cortada em rodela. Adicione pimenta do reino, sal a gosto e leite de coco .

Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos ou até verificar que o peixe está cozido ou se soltando. Finalize com o cheiro verde.
Batata Doce (Chips)

Batata doce ao forno

Ingredientes: 1 batata doce; sal e pimenta do reino a gosto

  • Lave a batata, retire as pontas e possíveis machucados ou manchas escuras dela. Descasque a batata.
  • Para fazer as lâminas de bata-doce você pode usar o mesmo descascador. Caso você tenha um mandolin, você pode fazer lâminas ainda mais finas de batata.
    Coloque as batatas em uma travessa, regue com azeite de oliva, polvilhe um pouco sal e pimenta e misture bem.
  • Unte bem as formas ou use papel manteiga para que elas não grudem. Ajuste as tiras de batata na forma sem sobrepor; com o pincel unte novamente as lâminas de batata com azeite.
  • Leve ao forno e asse as batatas por aproximadamente 20 minutos; elas devem ficar levemente douradas.
  • Vire a forma de vez em quando para que elas fiquem assadas de maneira uniforme. O tempo de forno pode variar muito, então é importante estar atento para que elas não passem do ponto.

____________________
*Amanda Aragãoé graduada em Artes Culinárias pelo George Brown College (Toronto). Atualmente reside no Brasil, onde atua no ramo da alimentação.