Sergio Moro renuncia ao governo Bolsonaro

0
62
Sergio Moro resigns from the Bolsonaro government. Fotos: © Laurence Agron (Moro) e Photo 150741164 © Celso Pupo Rodrigues – Dreamstime.com (Bolsonaro)

Falando nesta manhã de sexta-feira (4 de abril de 2020) no Ministério da Justiça, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou sua renúncia ao governo do Presidente Bolsonaro.

Segundo o jornal O Globo, a renúncia foi motivada pela decisão do presidente Bolsonaro de substituir o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, indicado para o cargo pelo agora ex-ministro. A Polícia Federal está vinculada ao portfólio da Justica.

“O presidente me disse mais de uma vez, expressamente, que ele queria ter uma pessoa do contato pessoal dele, que ele pudesse ligar, que ele pudesse colher informações, que ele pudesse colher relatórios de inteligência, seja diretor, seja superintendente. E realmente não é o papel da Polícia Federal prestar esse tipo de informação”, declarou.

Sergio Moro

Moro deixou a carreira de Juiz Federal para se tornar ministro e disse que aceitou o convite de Bolsonaro em 2018 por estar “cansado de levar uma bola nas costas”.

Ao anunciar sua demissão, Moro diz que Bolsonaro queria mudar o PF para ter acesso a relatórios de inteligência. “Não consigo persistir aqui, sem condições de trabalho.” E ele disse que “estará sempre disponível para o país”.

Leia mais nos jornais: O Globo/G1, Folha de São Paulo, CBC.CA