Você prefere ler em português, inglês ou francês?

0
408
Clique para ler essa matéria em francês

Você pode escolher. Agora, a Wave é trilingue!

Em tempo…

O Canadá está procurando mais imigrantes francófonos para se instalarem em províncias que não o Quebec.

Você fala françês? O Canadá precisa de você

Sim, é oficial. Apesar de o número de imigrantes de língua francesa fora de Quebec ter crescido de 850 (em 2003) para 2.400 (em 2017), o Canadá quer mais.

O governo federal pretende que 4,4% dos imigrantes francofones sejam estabelecidos em províncias que não sejam Quebec até 2023. Por província e território, as metas são: 5% em Ontário, 33% em New Brunswick, e um aumento de 5% nos Territórios do Noroeste, 7% em Manitoba e 5% em Terra Nova e Labrador.

“Os imigrantes de língua francesa contribuem para a força e a prosperidade de nosso país, além de aumentar a rica diversidade cultural e linguística do Canadá. A imigração francófona desempenha um papel na manutenção da vitalidade das comunidades francófona e acádica em todo o Canadá, mas também ajuda a atender às necessidades do mercado de trabalho e a apoiar o Canadá como país bilíngue. No entanto, enquanto o declínio na proporção da população canadense (fora de Quebec) que usa o francês como sua primeira língua oficial continua, apesar de nossos esforços e realizações atuais, ainda há trabalho a ser feito. Portanto, devemos redobrar nossos esforços para atrair, selecionar, integrar e reter imigrantes de língua francesa. Isso requer uma resposta duradoura, multissetorial e entre jurisdições, com base nas ações tomadas até o momento e que identifica novas maneiras de colaborar para desenvolver e implementar novas soluções. ” (site do Governo do Canadá)

Um esforço conjunto

Os governos federal, provincial e territorial estabeleceram e publicaram em 2018 um novo plano de ação que visa melhorar a promoção, seleção, assentamento, integração e retenção de imigrantes de língua francesa nas comunidades francófonas em situação minoria, usando ferramentas e abordagens apropriadas para cada comunidade. Isso reconhece a diversidade de tais comunidades no Canadá – desde grandes centros urbanos até pequenas comunidades rurais.

Leia mais sobre o assunto no site oficial do Governo do Canada: « Plan d’action fédéral / provincial / territorial (FPT) pour augmenter l’immigration francophone hors Québec »

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1li_Fr_Wordmark_C-1024x105.png