Wave 106 – Brasil voltará a exigir visto de turista a cidadãos canadenses

Com o novo governo do presidente Lula, o Itamaraty revisou os acordos internacionais de reciprocidade e indicou que voltará a exigir visto de entrada para os cidadãos canadenses, a partir de 1º de outubro 2023. Isso porque “o Brasil não concede isenção unilateral de visto de visita, sem reciprocidade”, disse o Itamaraty. Nota no site oficial do Governo do Brasil informa que “a isenção de visto de visita para portadores de passaporte canadense está em vigor até o dia 30 de setembro de 2023. A partir de 01 de outubro de 2023, será retomada a exigência de vistos de visita para cidadãos do Canadá, Estados Unidos, Austrália e Japão”.

Brasil tem acordo de reciprocidade com cerca de 97 países

O professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas, Vinícius Vieira, em matéria publicada no jornal brasileiro G1, em 14 de março de 2023 sugere que “a volta do visto é acertada porque abrir mão da exigência do visto diminui o poder de barganha do Brasil em negociações externas”.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares, destaca que a isenção do visto era uma reivindicação antiga do setor e que a medida não teve tempo de impactar o turismo por conta das restrições da pandemia. Em 2017, o Ministério do Turismo chegou a propor a isenção de visto para os 4 países, mas o Itamaraty foi contra por entender que, em troca, os brasileiros deveriam ter os mesmos benefícios.

Hoje, cerca de 97 países abrem as suas portas aos turistas brasileiros, sem a necessidade de um visto de entrada no passaporte, por gozarem de reciprocidade. Em alguns deles, você pode entrar até mesmo apenas com o RG, como é o caso dos países pertencentes ao Mercosul.

Em geral, o tempo de permanência cedido varia de 90 a 180 dias, a depender do país. Menos burocracia significa, claro, mais viagens. Porém, antes de fazer as malas, não se esqueça de se certificar sobre todas as regras de viagem com os órgãos oficiais de cada país, porque os pré-requisitos podem mudar a qualquer momento. Também, é importante conferir se existem outras exigências para entrada de brasileiros, como por exemplo:

  • Vacinas (Febre Amarela, COVID, entre outras)
  • Validade do passaporte (alguns países exigem que o documento tenha validade por determinado número de meses depois da sua data prevista de retorno ao Brasil)
  • Passagens de ida e volta (podem ser pedidas como uma prova de que você não pretende permanecer no território além do prazo permitido)
  • Comprovação de hospedagem
  • Seguro-viagem internacional
  • Tempo máximo de permanência no país, sem visto
  • Uma quantia mínima disponível na conta corrente (pode ser necessário mostrar que você dispõe de um valor proporcional ao tempo da sua estadia)

Destinos mais populares no Brasil para turistas canadenses

Advertisement | Anúncio

Segundo dados do Ministério do Turismo do Brasil, o Canadá foi a oitava maior fonte de turistas internacionais para o Brasil em 2019, com pouco mais de 218 mil visitantes canadenses. Isso representou um aumento de 4,7% em relação ao ano anterior. A maioria dos turistas canadenses (68,7%) visitou o Brasil a lazer, enquanto 17,3% viajou a negócios.

Um dos destinos mais populares para turistas canadenses no Brasil é o Rio de Janeiro. Conhecido por seus marcos icônicos, como a estátua do Cristo Redentor no morro do Corcovado e a praia de Copacabana, o Rio oferece aos visitantes uma mistura de cultura, história e vida noturna. A cidade também abriga o mundialmente famoso Carnaval, que oferece experiências inesquecíveis que fazem com que muitos canadenses voltem ao Rio para novas experiências.

Outro destino importante para os turistas canadenses é a floresta amazônica. Localizada no norte do Brasil, a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e abriga uma incrível variedade de flora e fauna. Muitos visitantes optam por fazer uma visita guiada à selva, onde podem ouvir e avistar animais como onças pintadas, macacos de diversas espécies, grandes cobras como por exemplo a anaconda. Nesse ambiente tão rico e diferenciado, o turista tem também a grande oportunidade de aprender sobre os diferentes povos da Amazônia.

A cidade costeira de Salvador é outro destino popular para turistas canadenses. Conhecida por sua cultura afro-brasileira, Salvador possui arquitetura colorida, música animada e comida deliciosa. Os visitantes podem explorar o histórico bairro do Pelourinho, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO, e absorver a atmosfera vibrante dos mercados e festivais de rua da cidade.

Nos últimos anos, os destinos de praias brasileiras também se tornaram cada vez mais populares entre os turistas canadenses, e a razão é simples. O litoral brasileiro oferece aos visitantes a oportunidade de explorar praias lindíssimas e pitorescas cidades litorâneas.

Na hora de planejar a sua ida ao Brasil, procure um agente de viagem brasileiro, que poderá lhe ajudar na escolha de destinos, acomodação e compra de passagem.

Advertisement