Wave106 – Cuidados extras com seu pet na Páscoa: você sabia que chocolate é tóxico para cães?

Hoje em dia, muitos animais de estimação são tratados como membros da família. No processo de humanização, os cachorros passam a receber cuidados e atenção semelhantes aos de um ser humano.

Antes, nossos avós tinham o Rex, a Bolinha e o Malhado. Eram cães de guarda, que sequer passavam da soleira da porta e viviam somente no quintal. Hoje, a convivência na casa já não é mais assim. Agora é frequente que nossos cachorros ocupem tapetes e sofás da sala principal, dividindo espaços e atenção com as visitas. Afinal, queremos dar “do bom e do melhor” aos nossos amigos de quatro patas.

A escolha de nomes como Luna, Enzo e Valentina, entre outros, antes restritos aos humanos, também diz muito sobre as nossas atuais relações com os cães. No universo da família e das amizades, sem dúvida, ocupam no século XXI, um importante lugar. A demanda por brincadeiras e atenção em dias monótonos e a alegria dos cãezinhos à nossa chegada fortalecem os vínculos de afeto e nos fazem boa companhia.

O que acontece se o meu cão comer ovo de Páscoa?

Muitas pessoas enxergam nos pets uma fonte de amor incondicional e, por isso, querem dar o que pensam ser o melhor para eles. E é aqui que entra o tema dessa matéria. Por que nunca devemos dar bombons e ovinhos de chocolate para o nosso cachorro, seja na Páscoa ou em qualquer outra época?

Produtos com chocolate fazem mal ao seu bichinho de estimação. O chocolate contém uma substância chamada teobromina. A teobromina não faz mal para os humanos, mas é tóxica e até mesmo letal para o seu cãozinho. Mesmo um pedacinho pequeno de chocolate poderá ser o suficiente para intoxicar o seu pet.

Quando temos um cachorro em casa, é importante respeitar as necessidades deles. Não devemos nunca perder de vista que os nossos amigos não são gente. Eles têm pelos, quatro patas, focinho, rabo e outras características só deles.

Por isso, para a saúde deles, não ofereça nenhum tipo, nem pedacinho de chocolate aos cães. Inclusive aqueles contidos nos ovinhos de Páscoa, bombons e outras guloseimas.

Alguns sintomas de envenenamento por chocolate em cães: vômitos, diarreia, hiperatividade, respiração ofegante, tremores, convulsões, coma e até morte. Se você suspeitar que o seu cão comeu alguma coisa com chocolate, procure imediatamente um veterinário para aconselhamento e tratamento,
enquanto observa a reação dele.

Boa diversão com o seu pet no domingo de Páscoa

No Brasil, no domingo de Páscoa, é comum presentearmos aqueles que amamos e queremos bem com ovos de chocolate. Mas se os cachorros não podem comer chocolate, como podemos criar bons momentos para os nossos amigos pets?
Sabe aquela brincadeira de esconder ovos de páscoa? Podemos adaptá-la para os nossos cachorros. Um jeito divertido e saudável é escondermos alguns brinquedos recheados com petiscos para cães pela casa ou jardim. Aumente a diversão acompanhando e estimulando o seu pet durante as buscas.

E quando falamos de refeição especial, bolinhos de carne cozida enriquecidos com cenoura e batata-doce cozidas são uma boa pedida. Mas nada de usar cebola e alho, que são tóxicos para eles. Os cachorrinhos certamente vão adorar essa deliciosa novidade no prato!


Fontes de pesquisa: peritoanimal.com.br e love.dog.hero.com.br (oto Raquel Franca | dreamstime.com

Advertisement