Wave 107 – Entrevista com Ana Furtado

A apresentadora de TV, atriz e jornalista está com novos projetos e feliz da vida!

Ana Furtado (Foto: @kbmendes)

Ela é puro alto-astral, otimista, corajosa e dona de um carisma que é só dela. Estamos falando da apresentadora, atriz e jornalista Ana Furtado, 49 anos, que está vivendo este ano uma nova empreitada na sua carreira, desta vez como “Embaixadora Awards” na TNT, emissora da Warner Bros. Discovery (Brasil).

Ana, que possui mais de 27 anos de trajetória profissional, sendo 26 deles na TV Globo, onde acumulou em seu currículo diversas novelas campeãs de audiência, como “Caminho das Índias”, a segunda versão de “Pecado Capital”, “Páginas da Vida” e muitas outras, e esteve à frente de programas de sucesso como o inesquecí- vel “Vídeo Show”, além do “Encontro”, “Mais Você”, “Estrelas” e o “É De Casa”, foca agora o seu trabalho na cobertura das premiações internacionais relacionadas ao cinema, à música e à TV, que incluem o Grammy Awards, o Oscar e outros eventos importantes.

Segundo a apresentadora, essa nova etapa na carreira está sendo maravilhosa, pois ela está colocando em prática projetos não tão antigos e que fazem amplo sentido nessa sua jornada atual.

Outra meta concretizada por Ana Furtado recentemente e voltada ao empreendedorismo foi o lançamento de uma coleção de roupas de ginástica para a mulher moderna. “Eu tinha o desejo de vestir uma mulher forte, segura e versátil. E isso foi um grande desafio!” – conta.

Casada há 23 anos com José Bonifácio Brasil de Oliveira, 61 anos, o Boninho, um dos principais diretores da Rede Globo e com quem tem a filha Isabella, 16 anos, a apresentadora se mostra muito realizada com o seu relacionamento e já contou em declarações anteriores que sabia que essa união seria para sempre.

Sobre o lado corajoso de Ana, podemos dizer que ele aflorou de fato em 2018, após ela descobrir que estava com câncer de mama e passar por um tratamento que a deixou curada ao final do mesmo ano. Nesse momento, além da coragem e determinação, a estrela brasileira utilizou todo o seu otimismo e ressurgiu ainda mais forte e com muito mais alegria de viver.

Hoje ela está preparando um livro no qual relata o seu enfrentamento da doença e o que foi fundamental nesse processo de cura. O lançamento deve acontecer a partir de outubro deste ano.

Instituto Protea, São Paulo — Tudo pela cura do câncer de mama

Após descobrir um câncer de mama em 2018 e passar por todo o processo de cura, Ana Furtado conheceu e passou a ser colaboradora do Instituto Protea. Hoje, atua como Conselheira Convidada. O Protea tem como missão proporcionar, de maneira ágil e com qualidade, o tratamento do câncer de mama para mulheres de baixa renda. Se tratado precocemente, o câncer de mama tem 95% de chances de cura. Portanto, a conscientização, a detecção precoce e o custeio de exames, consultas, cirurgias, quimioterapias e radioterapias norteiam a atuação do Instituto. Site: institutoprotea.org.br

ENTREVISTA COM ANA FURTADO

Por: Alethéa Mantovani, São Paulo
Colaboração de: @rafaellarffreitas e @claudemirspyver
Fotografia: @kbmendes

WAVE – Como está sendo essa empreitada na TNT como “Embaixadora Awards?
ANA FURTADO – A TNT foi um canal que me recebeu com um imenso carinho e tem me dado a oportunidade de fazer algo inédito até então na minha carreira, como “Embaixadora Awards”, que é ser apresentadora e anfitriã das mais importantes premiações mundiais do cinema, da TV e da música. A experiência está sendo maravilhosa, pois eu estou colocando em prática projetos não tão antigos e que fazem amplo sentido nessa minha nova fase e ciclo de vida pessoal e profissional.

WAVE – Como foi apresentar o Oscar 2023 pela primeira vez?
ANA FURTADO – Foi uma experiência maravilhosa, mas um mega desafio, repleto de adrenalina, mas ao mesmo tempo algo chiquérrimo! Eu nunca tinha apresentado um prêmio tão grandioso. Não deixou de ser um grande desafio, é claro, mas com um resultado muito feliz, afinal eu amei transmitir o evento diretamente de Los Angeles, pois foi uma experiência muito rica, repleta de alegria e aprendizado. Até mesmo a preparação foi prazerosa, porque eu tive uma maratona de filmes para estudar, além de pesquisar todos os detalhes. Eu entrei ali para comandar a premiação e ser uma ponte, um olhar do público, tanto dos fãs que entendem muito, até mesmo daqueles que não viram nada. E isso é muito bacana! Além disso, eu estava ao lado de companheiros queridos e especialistas no assunto, como a Camila Morgado, que eu adoro, acho divertida e uma gênia, e o Mateus Arouca, que sabe tudo de Oscar. Enfim, foi tudo fascinante e um sentimento de dever cumprido. Além da audiência, que foi a maior dos últimos anos.

WAVE – O seu lado de empreendedora também está em evidência, pois você lançou recentemente uma coleção de roupa de ginástica. Fale sobre esse novo projeto.
ANA FURTADO – Eu tinha o desejo de vestir uma mulher forte, segura e versátil. Isso foi um grande desafio, mas que ficou fácil e prazeroso com a CCM, que é a marca das roupas. Eu posso dizer que tem muito de mim em cada uma das peças criadas, existe até mesmo uma camiseta com a minha frase “Vai que dá” estampada, que me acompanha desde o meu tratamento até hoje, ou seja, sempre que eu enfrento algum desafio. Mais que inspirar outras mulheres, a venda da camiseta será doada ao Instituto Protea, que é uma ONG que custeia o tratamento completo do câncer de mama para mulheres de baixa renda, da qual eu sou a embaixadora e conselheira. Portanto, é uma parceria muito feliz, tanto que em breve nós vamos fotografar a segunda campanha.

WAVE – Você está escrevendo um livro no qual conta a sua experiência com o câncer de mama. O que te motivou a relatar esse momento difícil?
ANA FURTADO – Sempre que eu falava sobre o assunto, escutava alguém dizer o quanto seria importante eu dividir a minha história. Volta e meia alguém dizia: “Você deve escrever um livro!”. Então, eu decidi colocar isso em prática, ou seja, relatar toda a minha luta, os meus anseios, os medos e as vitórias. Resolvi dividir a minha experiência, desmitificar a doença e, principalmente, mostrar que ninguém está so- zinha nessa luta e que é possível vencê-la. A gente nunca sabe a força que um depoimento sincero pode ter, pois se ajudar uma pessoa já valeu tudo.

WAVE – Como é administrar os seus compromissos profissionais e dar conta das suas funções de mãe e esposa?
ANA FURTADO – É fácil, pois eu tenho uma família unida, que me ama, apoia e incentiva a subir cada degrau.

WAVE – Você é uma profissional de sucesso e muito querida pelo público. Você está realizada ou existe algo a ser feito para que isso se concretize?
ANA FURTADO – Seria impossível eu não me sentir realizada, pois trabalho há 30 anos no que gosto, tenho reconhecimento profissional, uma carreira bem-sucedida e ainda ganho bem para isso. Porém, eu ainda quero fazer muita coisa, desde que me faça feliz e tenha sentido, acima de tudo. Eu sou pura gratidão, e esse carinho que recebo há tantos anos do público me toca a alma. Eu aproveito mais uma vez a oportunidade para agradecer a cada um que rezou e vibrou por mim ao longo da minha vida e da carreira, pois isso não tem preço.

WAVE – Após todas estas suas vivências, quem é a Ana Furtado hoje? O que a motiva?
ANA FURTADO – Hoje eu sou uma pessoa focada no amor, na alegria e na gratidão. Essas são as palavras que me definem bem. O que me motiva atualmente é, simplesmente, viver e envelhecer ao lado do meu marido, ver a minha filha crescer e conhecer até os meus bisnetos.

WAVE – Quais os seus próximos projetos e o balanço que você faz da sua nova fase?
ANA FURTADO – Além da novidade das roupas de ginástica, existe um outro projeto que está sendo montado com muito cuidado e sem pressa, mas que ainda é surpresa… O que eu posso dizer é que ter tido a coragem para mudar foi fundamental para mim, afinal os projetos que eu sempre quis colocar em prática agora estão nascendo. Eu estou feliz demais com as minhas conquistas profissionais e tenho muito orgulho do que sou e trabalhei para concretizar.

WAVE – Qual o recado que você deixa aqui para os seus fãs e para as pessoas que se inspiram em você?
ANA FURTADO – Sejam vocês também a inspiração de alguém! Retribuam em gestos e exemplos tudo o que vocês receberam de bom na vida. Sejam gratos sempre! Não percam tempo! Vivam o hoje, pois o amanhã é só amanhã!

Advertisement