Wave 109 – Imigração Canadá – Express Entry com chamadas direcionadas em 2023

A introdução de chamadas direcionadas complementa as rodadas gerais e específicas de programas, convidando os candidatos de classificação mais alta que podem ajudar o Canadá a atingir objetivos econômicos específicos.

Por Rodrigo Coelho
Consultor de imigraçao credenciado para o Canadá

O governo canadense, através do Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC), divulgou em maio de 2023 que passaria a fazer convites direcionados para candidatos desejados para o Canadá. Neste tipo de seleção, os candidatos elegíveis no cadastro do Express Entry são convidados para uma categoria específica, estabelecida pelo Ministro, a fim de atender a um objetivo econômico identificado.

A seleção baseia-se em critérios tais como:

1) Experiência profissional em ocupações específicas;
2) Formações educacionais específicas;
3) Capacidade de comunicação em francês.

A introdução de chamadas direcionadas complementa as rodadas gerais e específicas de programas, convidando os candidatos de classificação mais alta que podem ajudar o Canadá a atingir objetivos econômicos específicos. As categorias escolhidas são geralmente anunciadas com antecedência.

O governo federal canadense escolhe categorias com base em informações e projeções do mercado de trabalho, contribuições recebidas de parceiros, incluindo províncias e territórios, e outras partes interessadas em todo o país. A cada ano, o IRCC deve fazer a entrega de um relatório ao Parlamento sobre as categorias escolhidas no ano anterior; o porquê e como foram escolhidas; as instruções para estabelecer uma categoria; o número de convites emitidos para cada categoria; informações sobre a seleção direcionada no Relatório de Fim de Ano do Express Entry, além de monitorar e avaliar essas categorias regularmente.

Advertisement | Anúncio

Para ser elegível para um convite através de uma rodada direcionada por categoria, você deve: cumprir os critérios mínimos para o Express Entry, incluindo ser elegível para um dos 3 programas de imigração que ele abrange (FSW, CEC e FST), e atender a todos os requisitos nas instruções para essa rodada. Quando o IRCC realiza uma rodada de convites baseada em categoria, ele classifica os candidatos do pool que atendem aos requisitos da categoria, e convida os candidatos de classificação mais alta para solicitar residência permanente.

Até a data deste artigo, o Express Entry fez rodadas específicas para candidatos(as) com experiência na área da saúde (rodadas 252 e 255), com experiência em áreas STEM (rodada 254), com domínio do francês (rodadas 256, 258 e 260) com experiência em ocupações na área do “trade” (rodada 261). Tudo indica que essa tendência continuará nos próximos meses e destacamos o domínio do francês como algo que permanecerá como diferencial por muito tempo, pois ano após ano o domínio do idioma francês diferencia positivamente interessados(as) em imigrar para o Canadá.

Espero que a abordagem baseada em categoria seja, por um lado, uma estratégia eficaz para atender às demandas específicas do mercado de trabalho canadense, garantindo que os candidatos mais qualificados sejam selecionados para contribuir para o crescimento econômico do país, e por outro lado, ajude pessoas que são ou serão incorporados mais rapidamente ao mercado de trabalho e sociedade canadenses.

  • Para 2023, o IRCC escolheu as seguintes categorias:
  • Proficiência em língua francesa
  • Ocupações em saúde
  • Ocupações em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM)
  • Ocupações comerciais
  • Ocupações de transporte
  • Ocupações em agricultura e agroalimentação

Advertisement