Benefícios de ter animais de estimação

Para muitos, ter um animal de estimação vai além de ter um “pet” em casa, mas um membro da família. Não é à toa que os benefícios de ter animais de estimação são vários e cientificamente comprovados: eles ajudam humanos a viverem vidas mais longas, felizes e saudáveis, como, por exemplo, ajudam desde a aliviar a solidão até reduzir o risco de ataques cardíacos.

Como um membro da família, o animal de estimação precisa de amor, cuidados de saúde e atenção, ou seja, não é um relacionamento unilateral. O amor, cuidados e atenção que você teria para um animal doméstico voltam com a mesma intensidade.

Joy Mason com seus animais de estimação (Foto: arquivo pessoal)

Joy Mason, 48, reside com seu marido Dan (50), e os filhos Kyle (23) e Emily (19), em Toronto. Atualmente, eles têm um cachorro, o Joey, e dois coelhos idosos, as irmãs Daisy e Lily, mas já tiveram outros.

“Tínhamos um Shih Tzu de raça pura chamado Clara, que compramos de um criador quando ela tinha oito semanas de vida. Ela foi nossa primeira cadela como família e viveu quase doze anos. Clara infelizmente faleceu devido a um câncer no fígado” – conta Joy.
Joy também conta que tiveram um coelho de 11 anos, que foi resgatado e adotado. “Chester foi entregue a um abrigo quando seu dono idoso faleceu e ficou no abrigo por cinco meses. Infelizmente, ninguém quis adotá-lo porque ele era velho, mas quando fomos conhecê-lo, nós o adotamos no local.” Joy segue ainda contanto esse foi o coelho mais amigável que já tiveram, “Chester vivia um estilo de vida livre em nossa casa, ele não vivia em uma gaiola, ele usava caixas de areia para fazer suas necessidades e não era destrutivo. Infelizmente, Chester faleceu de velhice sete meses depois que o adotamos.”

Segundo Joy, os benefícios de ter um “pet” para as crianças são aprender a amar e apreciar os animais. Aprender sobre compaixão e bondade e, dependendo da idade e nível de responsabilidade das crianças, aprender a cuidar deles.

“Eu sinto que crianças não devem ser 100% responsáveis ​​pelo cuidado dos animais, mas uma responsabilidade compartilhada entre pais e filhos.” Para Joy, o benefício de ter um animal de estimação para o idoso é o companheirismo. “Muitos idosos estão sozinhos ou perderam o cônjuge e um animal de estimação como companhia é muito importante.”
Um estudo feito pelo HABRI, um instituto de pesquisa de vínculos entre humanos e animais, verificou que os animais de estimação contribuem para um forte senso de identidade em donos de animais com problemas de saúde mental. Isto inclui a redução das percepções negativas de uma condição ou diagnostico de saúde mental.
O coração é um dos maiores pontos para ver todos os benefícios de ter um animal de estimação. Apenas a presença de animais já tem impactos significativos na pressão sanguínea, com os donos tendo pressão em repouso mais baixa do que pessoas sem um “pet”.

Joy diz que ter um animal de estimação é um enorme benefício para toda a sua família. “Existe o amor incondicional e o companheirismo para mim, uma dona de casa. Para os meus filhos também é amor e companheirismo mais a alegria que vem das risadas das travessuras do nosso cachorrinho Joey. E para meu marido, Joey o cumprimenta na porta quando ele chega em casa do trabalho. Esse é um sentimento bom para ele junto com o amor e companheirismo.” – diz.

A companhia de animais de estimação também é fundamental para pacientes hospitalares e com câncer. Quando combinados com atividades assistidas por animais, os “pets” ajudam os pacientes no controle da dor e nas interações com médicos e enfermeiras. Esses pacientes também responderam melhor aos tratamentos e relataram melhorias em sua qualidade de vida.

Amor com amor se paga

Joey tem hoje quatro anos de idade e entrou na vida da família de Joy de forma curiosa. Dois meses depois de perderem a Shih Tzu Clara, eles encontraram Joey no Pet- finder, um banco de dados on-line de animais que precisam de lares (É também um diretório de quase 11.000 abrigos de animais e organizações de adoção nos EUA, Canadá e México). “Coloquei Shih Tzu no filtro de busca e vários cachorros apareceram e depois de ler o perfil do Joey, um mestiço de Shih Tzu, e ver as fotos dele, sabíamos que ele era o cão certo para nós.”

Joy então se candidatou e dentro de alguns dias recebeu um e-mail do Jack Russell Terrier Rescue de Ontário. – “Esta foi a organização que salvou o Joey de ser sacrificado num abrigo em Ohio, nos Estados Unidos, quando o seu tempo estava se esgotando. Após uma entrevista por telefone, um exame veterinário e uma visita domiciliar, fomos convidados a conhecer Joey em seu lar adotivo. Foi amor à primeira vista! Joey correu até nós e nos sufocou de carinho. Ele era claramente um bom ajuste para nossa família, nós o levamos para casa conosco e assinamos o contrato de adoção e pagamos a doação de adoção (já que se trata de uma organização sem fins lucrativos).

Salvar aquele cãozinho de ser sacrificado foi uma benção para o Joey e para aquela família, “Meu Deus! Joey é o meu mundo! Ele é um membro altamente considerado de nossa família, não um animal de estimação, mas uma família. Joey me traz tanta alegria. Eu o levo em todos os lugares que vou, exceto para o supermercado. Ele me faz companhia quando minha família está no trabalho.” – conta a dona de casa.
Mesmo com tantas alegrias, segundo ela, a parte mais difícil em ter um animal de estimação é a perda deles – “Eu realmente desejo mais do que tudo, que eles possam viver tanto quanto nós.”

Para Joy, ela não conseguiria viver sem um animal de estimação. “É muito importante para mim ter um cachorro no meu dia a dia. Quando perdemos nossa amada Clara, a casa estava muito silenciosa e eu me sentia sozinha durante o dia. Eu também estava muito infeliz. Foi quando começamos a procurar um cão para adotar. A vida não é a mesma para mim sem um cachorro.”

http://wavepets.ca/wp-content/uploads/2023/02/wave-canada-pets-7-600x618.jpg
Dan com seu cachorrinho adotado (personal archive)

Não compre. Adote o seu Pet!

A experiência que teve ao adotar (e salvar) Joey e a importância em ter um animal de estimação fizeram com que Joy participasse ativamente na ajuda para que outras famílias façam o mesmo. Para ela, cuidar de um cachorro é uma experiência muito gratificante.

“Não podemos salvar cães sem famílias adotivas. Esses cães só precisam de amor e paciência.É realmente incrível o que o amor pode fazer por um cão necessitado.” – compartilha Joy que agora tem duas funções na organização Jack Russell Terrier Rescue of Ontário: ela ajuda na arrecadação de fundos e no processamento de aplicativos através de entrevistas por telefone e verificações veterinárias – “Todo o dinheiro arrecadado em nosso leilão vai diretamente para nossos cães que chegam, que muitas vezes precisam de cuidados veterinários extensivos e cirurgias muito caras.”

Para aqueles que pensam em ter um animal de estimação, Joy sugere que façam uma pesquisa primeiro e talvez adotem de forma temporária, “certifiquem-se de que ser um pai de estimação funciona para você e sua família. Dependendo da espécie, os animais de estimação podem ter um compromisso de dez a vinte anos. Animais de estimação custam dinheiro e potencialmente muito dinheiro. Há comida de qualidade para se pensar, cuidados veterinários regulares, cuidados veterinários de emergência, preventivos, alojamento adequado para animais de estimação e acessórios.”
A mãe do Joey incentiva as pessoas a adotarem seus animais de estimação, mas “Adote, não compre”. Segundo ela, “Abrigos e animais de estimação precisam mais de você do que criadores precisam do seu dinheiro.

Milhares e milhares de animais adotáveis ​​estão definhando em abrigos e sendo sacrificados devido à falta de espaço e fundos para abrigá-los.” – continua – “Peço a todos que pesquisam em como conseguir um animal de estimação que visitem seus abrigos e resgates locais e adotem seu novo melhor amigo e membro da família. Existem animais de estimação tão maravilhosos esperando para serem escolhidos e levados para casa para suas famílias eternas.” Os animais de estimação contribuem muito para a vida das pessoas. Portanto, que recebam o amor, o cuidado e a atenção que merecem.

Advertisement