Revista Wave 103: Dez curiosidades do Catar

Por: Redação Wave

O Catar, ou Qatar, é o país que hospeda a Copa do Mundo FIFA 2022

O Catar é uma pequena península no Golfo Persico. Faz fronteira com a Arábia Saudita e separado do país Bahrein pelo golfo.
O horizonte de Doha, Qatar. Moderna e rica cidade de arranha-céus do Oriente Médio, vista aérea com bom tempo, meio-dia, durante o verão quente e seco, com vista para a marina e a praia do Golfo Pérsico/Golfo Arábico. Foto © Dmitry Malov
Interior do Shopping Center Villaggio Mall em Doha, Qatar. Foto © Typhoonski
Camelo em repouso com o deserto do Qatar ao fundo. Foto © Markus Kettler

Desde sua história e sociedade até sua geografia e população multicultural, é um dos países mais fascinantes do mundo. Na edição Nº 102 da Wave, escrevemos um pouco sobre a cultura e alguns costumes do Catar. Para esta edição, reunimos 10 curiosidades sobre esse pequeno país.

10 curiosidades sobre Catar

  • Por que o Catar é o país mais rico do mundo?
    O Catar controla cerca de 13% das reservas mundiais de petróleo. Uma população pequena, aliada à quantidade de petróleo produzida, garante ao Catar o título de país mais rico do mundo.
  • Qual é a população do Catar?
    O Catar tem aproximadamente 2,9 milhões de pessoas (população de Toronto), das quais cerca de 90% vivem em Doha, a capital. Os trabalhadores estrangeiros representam cerca de 88% da população..
  • Qual o idioma falado no Catar?
    O árabe é a língua oficial do país e o inglês é de uso comum. Hindi, persa e urdu são frequentemente ouvidos entre a grande população de estrangeiros.
  • Quem mora no Catar?
    Os cidadãos do Catar são árabes e representam cerca de 12% da população total, seguidos por outros árabes nascidos em outros países (13%), indianos (24%), nepaleses (16%), filipinos (11%) e naturais de Bangladesh e Sri Lanka (5% cada). Existem 250.000 filipinos no país, tornando-os o terceiro maior grupo de expatriados.
  • Sabia que o Catar é o 2º país mais plano do mundo?
    O ponto mais alto do país tem apenas cerca de 103 metros. Somente as Ilhas Maldivas no oceano Índico, são mais planas, com um ponto mais alto com menos de dois metros.
  • Sabia que Khor Al Adaid, no Catar, é um dos únicos lugares onde o mar encontra o deserto?
    As dunas de areia do deserto são sempre impressionantes, mas Khor Al Adaid, ou Mar Interior, é algo muito especial. A área, que foi declarada reserva natural em 2007, é um dos poucos lugares do mundo onde o mar encontra o deserto. Na verdade, o Catar está tentando fazer com que a área seja nomeada Patrimônio Mundial da UNESCO.
  • Sabia que no Catar a proporção, na população residente, é de três homens para cada mulher?
    O Catar tem a maior proporção entre homens e mulheres do mundo. De acordo com os últimos números do censo de setembro de 2020, os homens superam as mulheres em Doha em cerca de três para um, com apenas 754.592 mulheres em uma população de 2.723.624 habitantes.
  • Sabia que robôs são usados ​​para corridas de camelos no Catar?
    Sim, você leu corretamente. No Catar as corridas de camelos são muito populares. Acontecem na Al Shahaniya Camel Racing Track entre outubro e fevereiro de cada ano. Originalmente, as crianças eram usadas como jóqueis para os camelos, mas os robôs têm sido usados ​​desde 2004, por razões de saúde e segurança. Os robôs são controlados remotamente por pastores de camelos.
  • Quais são as atrações mais populares do Catar?
    O país é conhecido internacionalmente por seus safáris no deserto, sítios arqueológicos, fortes, Ilha Banana, Museu Sheikh Faisal Bin Qassim Al Thani, manguezais de Al Dhakira, corridas de cavalos e camelos, praias populares, hotéis e shoppings luxuosos. Mas, para um bom turismo, é preciso planejar, pois as temperaturas durante os meses de verão, em média, costumam variar entre 40°C e 50°C.
  • Qual é a essência do Catar?
    O site oficial de turismo do Catar descreve o país como um lugar onde a tradição e a modernidade se unem. Um país cujo povo preserva suas raízes e tradições enquanto olha para o futuro e para o crescente papel internacional do Catar nos negócios, na política e na educação. Também, há um profundo respeito pela história do país: sítios arqueológicos e objetos meticulosamente cuidados e escavados são protegidos no solo ou expostos em museus. E mais:
  • O Catar oferece de gravuras rupestres neolíticas à arranha-céus modernistas e animais marinhos cativantes em suas águas transparentes.
  • Também, shoppings espetaculares, aventuras no deserto e locais de esportes internacionais.
  • O passado marítimo do país manifesta-se hoje pela contínua veneração das águas cristalinas que rodeiam a península.
  • A pesca continua a ser uma paixão nacional, e os fãs podem desfrutar de uma grande variedade de desportos aquáticos.
  • O Catar permite que os visitantes se reconectem com a natureza: de caiaque pelo pântano de Al Thakira, passando pela emoção de um safári no deserto enquanto aprecia a majestade do mar interior, até o relaxar na praia.
  • O Catar reserva novas emoções e experiências para todos. Oferece uma janela para o passado e um vislumbre do futuro, tudo sob a égide da famosa hospitalidade árabe.